Maturidade emocional na infância

A principal condição psíquica que permite o encontro de certa maturidade emocional deriva de boa tolerância às frustrações e contrariedades.

Algumas crianças, privilegiadas, nascem dóceis e mais tolerantes a dores e sofrimentos. Elas caminham naturalmente na direção da maturidade.

Muitas nascem mais intolerantes e revoltadas quando contrariadas. Devem ser estimuladas a enfrentar e aprender a suportar as dores da vida.

As crianças devem ser estimuladas a fazer novas experiências, a ver que eventuais fracassos fazem parte da vida e não são motivo de vergonha.

As crianças devem ser estimuladas a se colocar no lugar dos outros, mesmo os que estão sofrendo: ao sofrerem juntas, tornam- se empáticas.

Perdendo o medo de sofrer as dores da vida, podem aceitar com mais docilidade a incerteza da nossa condição: nada sabemos acerca do futuro!

Quem tolera melhor situações desconfortáveis aprende a conviver com as dúvidas, condição essencial para que o cérebro se mantenha “poroso”.

Quem convive com dúvidas pode fazer autocrítica, condição indispensável para a evolução intelectual e emocional contínua até o final da vida.

(Flávio Gikovate)

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com