Temos um sólido projeto de leitura e escrita, a fim de promover o desenvolvimento de comportamentos leitores e escritores, visando a formação do leitor literário e do escritor competente.
Nas diversas áreas do conhecimento, o trabalho é realizado a partir de situações-problema, nas quais os alunos são levados a refletir, a formular perguntas, a construir hipóteses e a buscar soluções.
Com base nos princípios das neurociências, nossa proposta curricular inclui múltiplas linguagens, de forma a valorizar e a fomentar o desenvolvimento integral dos alunos.
A criança é encorajada a explorar seu ambiente, que é rico em possibilidades, e a expressar-se através de todas as suas linguagens, o que a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade.
São oportunidades de ampliação do repertório cultural, de conhecimento de mundo e que integram o trabalho pedagógico. Essas visitas a parques, museus, espaços públicos, entre outros, são selecionadas e planejadas pela equipe pedagógica para complementarem a aprendizagem, dando um maior significado às pesquisas desenvolvidas em sala de aula.
O trabalho diário, previamente planejado para contribuir para a formação leitora dos nossos alunos, busca encantá-los com histórias ouvidas ou lidas, com pesquisas e aprofundamentos sobre os diferentes gêneros textuais.
As propostas de escrita são cuidadosamente planejadas para aprimorar cada vez mais a formação escritora das crianças. Os tipos de textos são selecionados considerando a sua função social real e o propósito comunicativo que o produto final terá, além de considerar o interesse e os desafios de cada faixa etária.
A formação matemática no Ensino fundamental vai muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, ela presume a utilização de conceitos e recursos da Matemática para formular e resolver problemas, desenvolvendo habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação para que o aluno possa assumir uma postura ativa nos diferentes eixos da Matemática: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Álgebra.
Entendemos o espaço escolar como oportunidade de construir a participação do indivíduo na vida pública, implicando-o em suas ações e reações, o que demanda um trabalho de autoconhecimento, empatia e responsabilidade. As intervenções diárias em conflitos, as meditações guiadas, as assembleias, e os trabalhos com círculos de paz favorecem a formação moral e ética das crianças na Escola Beija-Flor.
Explorar os conteúdos de Ciências é dar oportunidade às crianças de entenderem o mundo e interpretarem as ações e os fenômenos que observam e vivenciam no dia a dia. O trabalho permite que observem, levantem hipóteses, pesquisem em diversas fontes, questionem, registrem para aprender, refutem e criem conclusões muitas vezes provisórias de suas indagações.
Para esta fase, temos as seguintes opções, baseadas na idade da criança:
Segue a tabela com os horários oferecidos e os respectivos valores para 2025:
No horário curricular oferecemos aulas de Inglês (três aulas por semana), Educação Corporal, Arte, Música, Teatro e Estudo de Meio quinzenal na fazenda da escola, acompanhado de um educador ambiental, para complementar o currículo de Ciências.
Os alunos do integral têm atividades conduzidas pela professora de integral, horário para lição de casa (no integral de 10 horas) e aulas, com outros professores, de: Capoeira, Futebol, Dança, Alemão, Teatro (1ºano), Skate e Circo. Inglês Intensivo (experiência bilíngue) é também oferecido para os alunos do integral de 10 horas sem custo adicional e para o de 8 horas (semi), por um adicional de R$229,00.
Os alunos do 1/2 período também podem frequentar as aulas acima pagando por aula (e trazendo-os apenas para a aula). Neste caso o valor por aula semanal é R$155,00 e para o Inglês experiência bilíngue R$680,00
O aluno pode trazer lanche de casa ou utilizar a cantina da escola e servimos almoço a quilo.
Temos convênios com empresas e alguns segmentos, que conferem descontos na mensalidade.