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NOSSO OBJETIVO

É a formação de uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber o poder de seus pensamentos por meio da síntese das linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.

AUTONOMIA

Trabalhamos conforme os preceitos da moralidade autônoma, assim a criança é levada a desenvolver por si mesma uma linha de conduta na qual acredita, baseada em seus sentimentos íntimos a respeito de como tratar os outros nas mais variadas situações.

RESPEITO

O ambiente de sala de aula se caracteriza pelo respeito. Dispensamos a moralidade da obediência pelo receio do castigo, em que se espera que a criança simplesmente se conforme em seguir regras externas sem questionamentos.

EMPATIA

A Escola Beija-Flor atua por meio de atividades que apelam para os interesses das crianças, encorajam a experimentação do mundo físico e estimulam a cooperação e a capacidade de colocar-se no lugar do outro e no mundo social.

Educação Infantil

A criança é encorajada a explorar seu ambiente, que é rico em possibilidades, e a expressar-se através de todas as suas linguagens, o que a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade.

A Educação Infantil na Escola Beija-Flor é toda pautada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que organiza e define um conjunto de aprendizagens das crianças no ambiente escolar.
Com uma abordagem construtivista, valorizamos os saberes das crianças e as colocamos como foco no processo de aprendizagem. Com isso, elas assumem um papel ativo na relação com o conhecimento, com os pares e com o meio.

De acordo com a BNCC, temos seis direitos de aprendizagem que asseguram e garantem as condições que as crianças precisam para vivenciar experiências potentes, contribuindo para que vençam obstáculos, resolvam problemas, explorem possibilidades e construam significados sobre si, os outros, o mundo social e a natureza.

O direito de conviver

Através das vivências com pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, favorecemos que as crianças tenham experiências que possibilitem o desenvolvimento do conhecimento de si e dos outros, valorizando as diferenças e cultivando o respeito entre os pares.

O direito de brincar

A brincadeira faz parte da rotina das nossas crianças, de diversas formas e em diferentes espaços e tempos, estimulando, ampliando e diversificando a imaginação, a criatividade, as experiências emocionais e corporais.

O direito de participar

Valorizamos as escolhas das crianças nos processos vividos na escola. Participantes ativas, as crianças vivenciam várias etapas do planejamento dos projetos, seja através de seus conhecimentos prévios, das suas escolhas, da sua opinião ou dos seus desejos, desenvolvendo e elaborando conhecimentos e se posicionando perante o grupo.

O direito de explorar

Com um espaço físico primoroso, permitimos que nossas crianças explorem todas as possibilidades de movimentos e gestos do corpo. Além da exploração das texturas, cores, emoções, histórias e elementos da natureza, com diversas modalidades como as artes, a escrita e as ciências naturais.

O direito de expressar

Através das diferentes linguagens, permitimos que as crianças se expressem de forma livre, respeitando os sentimentos e as emoções de cada uma. Damos espaço para que cada componente do grupo externe suas opiniões, faça questionamentos e se manifeste artisticamente das mais diversas formas.

O direito de conhecer-se

É fundamental que a criança construa sua identidade pessoal, se constituindo com uma imagem positiva de si, explorando diversas experiências de interação com o meio e com os grupos.

As famílias acompanham todos esses processos vividos na escola através de encontros como:

  • Reuniões pedagógicas - momentos em que socializamos com as famílias a estrutura curricular de cada etapa da vida escolar da criança;

  • Encontros Laços e Nós - espaço reservado para que as crianças, junto aos familiares, possam vivenciar situações relacionadas ao projeto do semestre;

  • Oficina de jogos matemáticos - momento em que os famíliares têm a oportunidade de jogar com seus filhos, compreendendo assim os objetivos pedagógicos dos jogos explorados por cada etapa da Educação Infantil;

  • Reuniões individuais - momento em que escola e família conversam sobre os aspectos cognitivos e emocionais da criança de maneira individualizada.

Opções e Valores

Para esta fase, temos as seguintes opções, baseadas na idade da criança:

  • Maternal I → Dois anos completos, ou a completar até 31 de março do ano vigente
  • Maternal II → Três anos completos, ou a completar até 31 de março do ano vigente
  • Infantil I → Quatro anos completos, ou a completar até 31 de março do ano vigente
  • Infantil II → Cinco anos completos, ou a completar até 31 de março do ano vigente

Segue a tabela de 2024 com os horários oferecidos e os respectivos valores:

  • Meio Período • Manhã (7h30 às 12h) ou Tarde (13h às 17h30) → R$ 2.341,00
  • Período semi-integral 8 horas → R$ 3.153,00
  • Período integral de 10 horas → R$ 3.581,00
  • Período integral de 12 horas → R$ 3.765,00

Fora os conteúdos da fase, no período regular, os alunos têm aulas de Música, Inglês e Educação Corporal com professores especialistas.

Além disso, a partir do Maternal 2, os alunos têm quinzenalmente a aula na fazenda da escola, no período normal de aula, acompanhados por um educador ambiental.

No integral, as aulas oferecidas, por outros professores, são: Natação, Capoeira, Circo, Dança, Futebol (Infantil 1), Teatro e o Inglês Intensivo (experiência bilíngue). As aulas que acontecem no horário contratado estão inclusas nas mensalidades no caso do semi e do integral.

Os alunos do 1/2 período também podem frequentar as aulas acima pagando por aula (e vindo apenas para a aula). Neste caso o valor por aula semanal é R$142,00 e para o Inglês experiência bilíngue, R$625,00.

A taxa de alimentação é cobrada à parte e o valor varia conforme o tipo e o número de refeições. O valor para um lanche será R$229,00, por exemplo, e para um lanche e almoço (ou jantar) seria R$456,00.

Temos convênios com empresas e alguns segmentos, que conferem descontos na mensalidade.

A linha da escola é reflexiva, ou construtivismo

Matricule seu filho!