É a formação de uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber o poder de seus pensamentos por meio da síntese das linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.
Trabalhamos conforme os preceitos da moralidade autônoma, assim a criança é levada a desenvolver por si mesma uma linha de conduta na qual acredita, baseada em seus sentimentos íntimos a respeito de como tratar os outros nas mais variadas situações.
O ambiente de sala de aula se caracteriza pelo respeito. Dispensamos a moralidade da obediência pelo receio do castigo, em que se espera que a criança simplesmente se conforme em seguir regras externas sem questionamentos.
A Escola Beija-Flor atua por meio de atividades que apelam para os interesses das crianças, encorajam a experimentação do mundo físico e estimulam a cooperação e a capacidade de colocar-se no lugar do outro e no mundo social.
A criança é encorajada a explorar seu ambiente, que é rico em possibilidades, e a expressar-se através de todas as suas linguagens, o que a conduz a surpreendentes níveis de habilidades simbólicas e de criatividade.
A Educação Infantil na Escola Beija-Flor é toda pautada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que organiza e define um conjunto de aprendizagens das crianças no ambiente escolar.
Com uma abordagem construtivista, valorizamos os saberes das crianças e as colocamos como foco no processo de aprendizagem. Com isso, elas assumem um papel ativo na relação com o conhecimento, com os pares e com o meio.
De acordo com a BNCC, temos seis direitos de aprendizagem que asseguram e garantem as condições que as crianças precisam para vivenciar experiências potentes, contribuindo para que vençam obstáculos, resolvam problemas, explorem possibilidades e construam significados sobre si, os outros, o mundo social e a natureza.
Através das vivências com pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, favorecemos que as crianças tenham experiências que possibilitem o desenvolvimento do conhecimento de si e dos outros, valorizando as diferenças e cultivando o respeito entre os pares.
A brincadeira faz parte da rotina das nossas crianças, de diversas formas e em diferentes espaços e tempos, estimulando, ampliando e diversificando a imaginação, a criatividade, as experiências emocionais e corporais.
Valorizamos as escolhas das crianças nos processos vividos na escola. Participantes ativas, as crianças vivenciam várias etapas do planejamento dos projetos, seja através de seus conhecimentos prévios, das suas escolhas, da sua opinião ou dos seus desejos, desenvolvendo e elaborando conhecimentos e se posicionando perante o grupo.
Com um espaço físico primoroso, permitimos que nossas crianças explorem todas as possibilidades de movimentos e gestos do corpo. Além da exploração das texturas, cores, emoções, histórias e elementos da natureza, com diversas modalidades como as artes, a escrita e as ciências naturais.
Através das diferentes linguagens, permitimos que as crianças se expressem de forma livre, respeitando os sentimentos e as emoções de cada uma. Damos espaço para que cada componente do grupo externe suas opiniões, faça questionamentos e se manifeste artisticamente das mais diversas formas.
É fundamental que a criança construa sua identidade pessoal, se constituindo com uma imagem positiva de si, explorando diversas experiências de interação com o meio e com os grupos.
As famílias acompanham todos esses processos vividos na escola através de encontros como:
Para esta fase, temos as seguintes opções, baseadas na idade da criança:
Segue a tabela de 2025 com os horários oferecidos e os respectivos valores:
Fora os conteúdos da fase, no período regular, os alunos têm aulas de Música, Inglês e Educação Corporal com professores especialistas.
Além disso, a partir do Maternal 2, os alunos têm quinzenalmente a aula na fazenda da escola, no período normal de aula, acompanhados por um educador ambiental.
No integral, as aulas oferecidas, por outros professores, são: Natação, Capoeira, Circo, Dança, Futebol (Infantil 1), Teatro e o Inglês Intensivo (experiência bilíngue). As aulas que acontecem no horário contratado estão inclusas nas mensalidades no caso do semi e do integral.
Os alunos do 1/2 período também podem frequentar as aulas acima pagando por aula (e vindo apenas para a aula). Neste caso o valor por aula semanal é R$155,00 e para o Inglês experiência bilíngue, R$680,00.
A taxa de alimentação é cobrada à parte e o valor varia conforme o tipo e o número de refeições. O valor para um lanche será R$240,00, por exemplo, e para um lanche e almoço (ou jantar) seria R$479,00.
Temos convênios com empresas e alguns segmentos, que conferem descontos na mensalidade.
A linha da escola é reflexiva, ou construtivismo